O extraordinário efeito curativo da cebola se deve a que, além de diversas vitaminas, contém abundantes sais minerais: enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio, flúor etc. Ademias a cebola tem um hormônio que tem um efeito parecido ao da insulina.Aos que padecem de insônia devem cheirar durante algum tempo, antes de deitar-se, uma cebola cortada pela metade. Em seguida experimentarão uma sensação agradável que não tardará em converter-se em sono profundo e restaurador das energias.
Verrugas no rosto*... Faça um buraco numa cebola grande, encha-a de sal, tampe-a com o pedaço que foi tirado da cebola. Coloque numa xicrinha ou um recipiente pequeno para que não derrame o conteúdo.*Utilizando um pincel fino, molhe-o no líquido obtido e umedeça a verruga repetidamente. Aos poucos, a verruga irá desaparecer.Se as verrugas estiverem em lugar, como por exemplo: as mãos, coloque todas as noites, sobre ela, um rodela de cebola salgada.A cebola é um ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as supurações, as úlceras e inflamações de qualquer espécie, as enfermidades da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins.
A cebola abre o apetite e regulariza as funções do estômago.Suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.O chá de cebola e o suco de Cebola são muito curativos, especialmente para resfriados: rouquidão, catarros de qualquer espécie, escarros de sangue, pleurisia, doenças dos rins, tuberculose pulmonar, tosse, asma, bronquite, gripe.O Suco de cebola aplicado externamente produz um bom efeito interno, friccionando com o suco a parte doente e aplicando sobre a mesma uma cataplasma de cebolas.O suco de cebola é excelente nas úlceras de qualquer espécie e nas feridas abertas e supurantes.Friccionando amiúde o couro cabeludo com suco de cebola, elimina-se a formação de caspa, e como favorece o crescimento do cabelo e evita a sua queda.
O suco de cebola mata os micróbios graças ao seu grande poder desinfetante e curativo. Portanto comer cebola crua, especialmente crua é um meio de se proteger contra enfermidades infecciosas.As cataplasmas de cebola são muito indicadas contra qualquer espécie de mordeduras venenosas de cobras, aranhas e etc.PARA LIMPAR E REJUVENECER A CÚTIS: Aplicar o suco de cebola uma ou duas vezes seguidas no rosto, fazendo nele uma massagem até que o suco seja totalmente absorvido.No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. Como o diabético precisa purificar o sangue, o meio terapêutico mais apropriado é a cebola, porque desinfeta e depura o líquido vital do organismo, eliminando as toxinas que contém.Assim, pois ninguém deveria deixar de considerar a cebola como um poderoso fator curativo natural, que pode ajuda-lo não somente contra as moléstias contagiosas, mas também para combater muitas outras enfermidades, principalmente se é utilizada junto com o limão e o alho.SUCO DE CEBOLA: misture o suco de cebola com suco de limão e duas colheradas de mel. Esquente-o, e tome aos poucos.
CHÁ DE CEBOLA: Ferver pedaços de cebola. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.CHÁ DE CEBOLA 2: Corte uns pedaços de cebola,pedaços de alho e suco de limão. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.As cataplasmas de cebola são muito indicado em casos de:reumatismo e gota, dores causadas por quedas, golpes, torceduras, etc.Cebolas cruas, cozidas ou seu suco, são eficazes para combater a prisão de ventre.Obs. Aquele que desejar ter uma inteligência viva, não deve esquecer de comer cebola às refeições.
Em 1919 quando a gripe matou 40 milhões de pessoas,havia um médico que visitava muitos granjeiros para ver se os podia ajudar a combater a gripe.Muito dos granjeiros e suas famílias haviam contraído a gripe e muitos haviam morrido.
O médico chegou a uma granja e para sua surpresa,todos estavam muitos saudáveis.Quando o médico lhes perguntou que coisa diferente estavam fazendo,a esposa respondeu que ela havia colocado uma cebola com cascas em um prato nas habitações do lugar.O médico não podia crer,perguntou se podiam lhe dar uma delas para colocar sob o microscópio.Ela lhe deu e ele encontrou o vírus na cebola.Obviamente a cebola havia absorvido a bactéria mantendo saudável toda a família.
Também escutei outra história de minha cabeleireira.Ela me contou que há vários anos muitas de suas funcionárias caiam enfermas com gripe e suas clientes também.No ano seguinte ela colocou vários pratos com cebolas no local.Para sua surpresa,ninguém de sua equipe caiu enfermo.
Mandei essa informação a uma amiga em Oregom,que colabora comigo regularmente com material sobre saúde.Ela me contou essa interessante experiência acerca das cebolas.
“Não sei sobre a históira dos granjeiros porém,sei que contraí pneumonia e estive muito enferma,topei com artigo que dizia que deveríamos cortar ambos os extremos de uma cebola,furar com um garfo em um dos extremos e colocá-la em um prato ao lado do paciente à noite.Dizia que a cebola se tornaria negra pela manhã por conta dos germes,dito e feito,sucedeu tal qual...,a cebola estava um desastre e eu comecei a sentir-me muito melhor.”
Outra coisa que li no artigo é que cebolas e alhos disseminados nas habitações salvaram da peste negra a muitos,faz anos.A cebola tem poderosas propriedades antibacterianas e antissépticas.
A apreciadíssima cebola (Allium cepa) pertence à família das Liliáceas. Como o seu emprego se generalizou bastante, tem vários nomes populares. Procede do Oriente (Ásia Ocidental) e cultiva-se muito na Europa e América.
Composição e Propriedades-- Tal como o alho, também a cebola contém principalmente óleo essencial com enxofre, que se encontra fazendo parte de diversas combinações orgânicas.Conhecemos hoje o importante papel dos compostos orgânicos do enxofre, especialmente nas sulfamidas que, com a penicilina, constituem o meio mais eficaz para combater as enfermidades infecciosas.
Mas é também multo importante o teor da cebola em compostos de sulfocianeto, fósforo, flúor, potássio, ácido salicílico, secretina, glicoquinina e vitaminas B e C.O conhecido ardor de olhos quando se descascam ou se picam as cebolas é devido à evaporação do ácido essencial.Ações Sobre a Fisiologia do Organismo-- A cebola aumenta a produção do suco gástrico e, com isso, a sua capacidade de desinfecção e desintegração de albuminas.
Mas a cebola não só torna possível unia maior formação de fermentos e de hormônios (secretinas) como também, além disso, contém essas mesmas substâncias. Figura precisamente entre as hortaliças com maior teor de fermentos. Por outro lado, tem-se discutido nela a presença de um hormônio vegetal (glicoquinina) que atua no metabolismo do açúcar como a insulina do pâncreas e pode reduzir o excesso de açúcar no sangue.
Como a cebola também contém as vitaminas B e C em abundância, constitui, especialmente durante o inverno, o melhor antídoto contra as avitaminoses ou, em combinação com o suco de batatas esmagadas e frescas, contra o escorbuto propriamente dito. Efeito nas Doenças da Circulação e da Respiração-- Também,desde há muito tempo, se conhece o efeito diurético da cebola em relação com as doenças circulatórias e renais. Quando os medicamentos falham, pode uma cura de cebolas, durante três dias, fazer desaparecer acumulações de água nas pernas, no ventre, no fígado, pleura e pericárdio, porque o óleo essencial, os ácidos sulfociânicos e salícico e o teor em magnésio secam os tecidos, facilitando a filtragem renal de água e sal. Mas provavelmente o efeito não se deve apenas a essa influência sobre a irrigação dos tecidos renais, mas também a um melhor funcionamento do coração,já que as cebolas, pelo menos conforme se tem podido demonstrar em experiências com animais, contêm elementos estimulantes para o coração. Os compostos sulfociânicos atuam, além disso, como fatores que fazem baixar a tensão arterial (hipotensores).
Para efetuar uma cura de cebolas, tomam-se de dez a quinze ou mais cebolas de tamanho médio por dia, com mel para lhes melhorar o sabor, ou então em salada com sumo de limão, azeite e nata ácida. Uma cura de cebola pode prolongar-se durante várias semanas. Quem há que não conheça o tradicional xarope de cebola como remédio nas afecções catarrais das vias respiratórias? Essa aplicação está perfeitamente justificada. O óleo essencial é eliminado em grande parte através dos pulmões, como acontece com o alho-porro e o alho, com o que, ao resolver a congestão dos vasos e dos pequenos condutos respiratórios, facilita a expectoração e acalma a tosse e a irritação. Outras Indicações Terapêuticas – Diversos autores (Binz, Lipp) também atribuem à cebola um efeito calmante nas excitações nervosas ou psíquicas. É antiqüíssima a aplicação da cebola para a eliminação das lombrigas intestinais (nematodos) e oxiúros.
A sua eficácia nas infestações por lombrigas tem-se confirmado nos nossos tempos, sobretudo na medicina infantil, que é onde está destinada a empregar-se com maior freqüência. Cita-se também freqüentemente a capacidade da cebola para a renovação do sangue, o que se explica pelo seu efeito benéfico na digestão, porque, como se sabe, a anemia pode ser devida a transtornos prolongados no funcionamento normal do intestino. Também se salienta o teor em vitaminas e minerais como explicação das qualidades de renovação do sangue. 0 alto teor em flúor da cebola (segundo Mayerhofer, Schneider e Wasicky, 0,5 mg por quilo na polpa fresca) leva a supor uma influência benéfica da cebola no estado de funcionamento excessivo da tiróide e exerce seguramente, no mesmo sentido que o moderno tratamento de flúor, uma influência conservadora do esmalte dentário. Tendo em conta o efeito de excitação da circulação do sangue, fica perfeitamente justificado o seu emprego externo ria cura de furúnculos, abscessos, inflamações do tecido subcutâneo, frieiras, machucados, inflamações das glândulas linfáticas, infecções e calvície. Empregos Diversos -- 1. Xarope de cebola para a tosse e outras doenças devidas a resfriamentos: cortam-se em rodelas várias cebolas grossas e misturam-se com açúcar mascavo.
Deixam-se de infusão, durante 12 horas. O sumo assim conseguido toma-se às colheradas, várias vezes por dia. Ou então: cortam-se as cebolas e quatro pedaços e aquecem-se ao vapor com açúcar cristal. Toma-se uma colherada, de duas em duas horas. 2. A cru para hidropésicos: trituram-se 600 g de cebolas até formar um purê; bate-se este, fazendo-o passar por um coador com 100 g de mel até formar um líquido homogêneo. Tomam-se, diariamente, de 100 a 200 g às colheradas. Quem for capaz, será preferível consumir de 30 a 60 g de cebolas frescas (segundo Kneipp), cozendo as cebolas com mel para as tomar desta forma. 3. Para uso externo em inflamações, hemorróidas e calvície, trituram-se ou esmagam-se as cebolas cruas e batem-se com água até formar um caldo que se aplicará nas regiões afetadas. 4. Como salada, preparam-se as cebolas com limão e azeite.